
(Google Imagens)
Albert Nobbs maravilhosamente
interpretado pela atriz "Glenn Close" é uma mulher que se veste (vive) como um homem para garantir seu emprego de garçom em um hotel, na conservadora sociedade irlandesa do século XIX. Personalidade introvertida, ele é reconhecido pelos hóspedes e trabalhadores daquele hotel por sua extrema dedicação ao trabalho; na verdade ela tem um sonho de ter seu próprio negócio (Tabacaria) e estava guardando cada centavo que ganhava para comprar uma loja de esquina que estava a venda no centro da cidade.
Até que acaba conhecendo um pintor
Hubert Page (Janet Mc Teer), contratado pela Sra. Baker (Pauline Collins), a proprietária do hotel. Albert ficou chocado ao saber que Hubert teria que ficar no quarto junto a ele enquanto estivesse pintando uma sala do hotel. E, já na primeira noite, Hubert estava deitado na cama (estilo solteiro) e Albert deita ao lado dele e começa a ter uma espécie de coceira no corpo, então uma parte do corpo de Albert que não deveria aparecer acaba saltando aos olhos de Hubert, Albert fica apavorado e pede que Hubert prometesse que não contaria nada a ninguém, Hubert promete guardar segredo. Só que para surpresa de Albert no dia seguinte Hubert também revela a Albert que é uma mulher; e que tem uma esposa chamada Cathleen, costureira. Curiosa para saber se Cathleen realmente existia Albert resolve em uma tarde de folga visitar o "amigo" pintor, acaba conhecendo sua amada e a história de ambas, e também contando a história dela. Então, ela coloca na cabeça que precisava de uma companheira para juntamente tocarem o negócio que ela estava prestes a comprar (Tabacaria), e acaba pedindo para Helen (empregada do hotel, menina ainda) sair com ela; a menina sai algumas vezes somente para explorá-la porque na verdade ela já era apaixonada por outro funcionário do hotel tão jovem quanto ela.
A febre tifóide espalha-se rapidamente por Dublin e no hotel alguns funcionários ficam doentes e os hóspedes acabam evitando permanecer naquele local, o que causou grandes problemas financeiros. Albert ficou doente, mas recuperou-se logo, e apesar de Helen não ter sido afetada pela doença, acaba descobrindo que está grávida de Joe (funcionário do hotel também que queria muito ir para América); Albert acaba pedindo para Helen casar-se com ele, porque Joe não iria levá-la com a criança para a América, mas mesmo sabendo desta realidade Helen amava muito Joe e não aceitou o pedido de Albert.
Albert vai para casa de Hubert para contar as novidades e acaba descobrindo que Cathleen morreu (febre tifóide), o que deixou Hubert Page simplesmente arrasado, em homenagem a Cath ambas colocam os vestidos dela que ela tinha feito e saem pela praia a passear e relembrar como era vestir-se como uma mulher.
Quando retorna ao hotel, Albert vê Joe e Helen brigando e tenta intervir, Joe ataca ele com um golpe muito forte, ele acaba batendo com a cabeça na parede e começa a escorrer sangue pelo ouvido, então ele amanhece morto em sua cama, no quarto do hotel.
A Sra. Baker é chamada para verificar os pertences de Albert e acaba descobrindo todo dinheiro que ele estava guardando para comprar a loja; com toda grana encontrada ela resolve pintar todo o hotel e chama Hubert Page para fazer o trabalho; chegando ao hotel Page encontra Helen e conhece o filho dela que ela batizou com o nome de Albert Joseph. E juntas prometem cuidar da criança.
O filme recebeu indicação para o Oscar de Melhor Atriz e Melhor Atriz Secundária, as atrizes receberam nomeações também para o Globo de Ouro e o Screen Actors Guild Award, o filme também foi indicado ao Oscar de Melhor Maquiagem.
Recomendo!

Albert e Helen em um dos encontros.

Hubert Page (pintor)

Joe e Albert